Porquê fazer sabão caseiro: 6 boas razões

 

Porquê fazer sabão caseiro: 6 boas razões

Conheces os benefícios do sabão caseiro? É ótimo para a pele (não há dúvida), mas não só! Estás à procura de um novo hobby ou projeto? Neste artigo, partilho contigo 6 motivos pelos quais a saboaria é uma boa aposta.

1. Ter total controlo sobre o processo e sobre os ingredientes

Ao longo dos últimos anos, tenho ficado cada vez mais sensível aos ingredientes usados pela indústria cosmética tradicional. É por isso que saber fazer sabão caseiro é uma forma de empoderamento, uma vez que consegues controlar todos os ingredientes que usas (e a sua qualidade) assim como o método de produção. Acredita, isto é o primeiro passo que vai revolucionar toda a tua relação com os produtos cosméticos.

No meu caso, comecei por fazer sabão mas posso dizer-te que, hoje em dia, faço todos os meus produtos cosméticos (champôs, emulsões, amaciadores, óleos corporais, etc.). Tudo isto por um simples motivo: sei exatamente os ingredientes e os ativos cosméticos que aplico na minha pele e posso desenvolver fórmulas ajustadas às minhas necessidades. Há lá coisa melhor?

2. Melhora a visivelmente a saúde da pele

Sempre tive vergonha da pele das minhas pernas e sempre foi muito raro vestir peças de roupa curtas. Mas a verdade é que antes de ser saboeira, nunca tinha investido nos produtos certos. Quando comecei a fazer o meu próprio sabão, a saúde da minha pele mudou drasticamente.

Para além de trabalharmos com um sobreengorduramento (em inglês chama-se superfatting) que aumenta imediatamente o nível de hidratação da pele, os ingredientes usados fazem toda a diferença!

Por isso, se tens problemas de pele (ou se conheces alguém que tenha), este é mais um forte motivo pelo qual deves começar a fazer sabão caseiro.

3. É uma opção mais sustentável

A saboaria artesanal é, sem dúvida, uma opção mais amiga do ambiente. Porquê? Ora bem:

  • Consegues poupar mais água;

  • Usas um produto que te dura mais tempo no duche;

  • Consegues usar ingredientes locais na tua produção (por exemplo, o bom azeite português);

  • Reduzes o desperdício proveniente das embalagens de plástico. Quando ofereço os meus sabonetes a alguém, costumo embrulhá-los em pedaços de tecido velho.

Como eu embrulhos os meus sabonetes

Aqui está um exemplo de um embrulho com tecido velho. Creio que este tecido foi de umas cortinas antigas da casa da minha avó.

4. É mais barato

Não sei se já fizeste as contas e se tens ideia de quanto gastas todos os meses em produtos de cosmética e higiene. Já fiz esse exercício e posso dizer-te que fazer sabão caseiro, no final do mês, sai bem mais barato. Se tens receio de que este seja um hobby dispendioso (e pode ser, se assim quiseres), garanto-te que é possível começares com um investimento simbólico.

5. É um bom presente para amigos e familiares

Para além disto, se és daquelas pessoas que gosta de oferecer presentes únicos, a saboaria é uma ótima opção! Pela minha experiência, poucas pessoas vão estar à espera de receber um sabonete artesanal e, se lhes disseres que foi feito por ti, o impacto vai ser ainda maior! A cereja em cima do bolo é que falamos de um presente que podes dar a qualquer pessoa. Cavalheiros, senhoras, bebés ou idosos… todos vão adorar.

6. É surpreendentemente relaxante

A saboaria ensinou-me que há coisas mais relaxantes do que uma tarde passada no sofá a ver Netflix (ainda que às vezes o faça). Fazer sabão tem um impacto enorme nos meus níveis de stress. Quando estou focada numa fórmula, consigo não pensar em mais nada (coisa rara).

“Quero aprender fazer sabão”: então acompanha-me nesta jornada!

O My Calendula é um projeto que pretende democratizar a informação sobre saboaria artesanal, recorrendo sempre a bibliografia credível e à minha experiência enquanto saboeira. Se queres aprender a fazer sabão caseiro, convido-te a subscreveres a minha newsletter e prometo partilhar contigo conteúdo que te vai ajudar.

Até breve,

Juliana

Anterior
Anterior

Ingredientes para fazer sabão caseiro