Como usar a Mendrulandia? Guia para formuladores iniciantes

A calculadora de saponificação Mendrulandia é uma ferramenta muito popular entre os/as entusiastas da saboaria.

Qualquer pessoa que queira aprender a fazer sabão experimenta, numa fase inicial, fórmulas já publicadas na internet (vê aqui a minha receita simples de sabão caseiro com azeite português) ou assiste a vídeos no youtube. E não há nada de mal nisso! Foi assim, aliás, que também eu comecei a aprender.

Mas é natural que as coisas evoluam e que, com a experiência e o conhecimento, depressa haja vontade de criar fórmulas de sabão originais.

Aliás, porquê fazer sabão se não ajustarmos as nossas fórmulas às necessidades específicas da nossa pele? Este é, para mim, um dos grandes benefícios da saboaria artesanal. Mas…sempre em segurança!

Ao usarmos hidróxido de sódio - um ingrediente bastante alcalino, mas indispensável no processo de saponificação a frio moderno - é importante que as contas fiquem bem feitas. Ou seja, temos de perceber exatamente qual é a proporção de solução alcalina necessária para saponificar os nossos óleos ou gorduras.

Para evitar contas à mão e potenciais erros de cálculo, o melhor é recorrermos sempre a uma calculadora de saponificação online. Neste guia para formuladores iniciantes, vou ajudar-te a trabalhar com a Mendrulandia, e explicar-te, passo a passo, como podes desenvolver as tuas próprias fórmulas de sabão.

O que é a Mendrulandia?

A Mendrulandia é uma calculadora de saponificação online, totalmente gratuita, que se vai tornar a tua grande aliada! Ela permite-te desenvolver as tuas próprias fórmulas e dá-te informação importante sobre as características do sabão.

Dependendo dos óleos ou manteigas vegetais que quiseres incorporar na tua fórmula, as propriedades do sabão vão variar. Com a calculadora Mendrulandia, vais conseguir prever todas as características da tua formulação em relação à espuma, cremosidade, dureza e limpeza. Tudo isto através de uma leitura simples e rápida, sem que tenhas de avançar para o fabrico e prova do sabão em contexto real de utilização.

Porquê usar uma calculadora de saponificação?

A título pessoal, a minha experiência com a Mendrulandia tem sido muito positiva. Esta é a única calculadora de saponificação online disponível em português (se o inglês não for o teu forte), é uma calculadora muito intuitiva e de fácil utilização e tem a vantagem de ter uma app disponível para Android.

Para além disso, destaco outros motivos fortes pelos quais vais querer recorrer a uma calculadora de saponificação:

  1. Maior comodidade. Não ter de consultar os índices de saponificação de cada óleo e não ter de fazer contas matemáticas à mão é um grande motivo para recorreres a esta solução.

  2. Menor probabilidade de errar. Confesso que sou aquela pessoa que confia mais numa calculadora do que nas próprias contas de cabeça…e tu? :)

  3. Segurança garantida. Lembra-te de que trabalhar com hidróxido de sódio é uma responsabilidade grande. Não te arrisques a desenvolver um produto demasiado alcalino, e garante que o PH é o certo.

Como usar a calculadora Mendrulandia para fazer uma fórmula de sabão?

Se já estás convencido/a, agora vou dizer-te como usar a calculadora Mendrulandia, explicando todo o processo passo a passo.

1. Acede a calc.mendrulandia.es

Quando entrares no site, identifica-te como autor.

Por defeito, o modo “Fácil” vai estar ativado. Não há problema. Podes manter esta configuração e, mais tarde, se for necessário, trabalhar em modo “Especialista”.

2. Lista os óleos e manteigas vegetais que queres usar na fórmula

Antes de avançares para o cálculo da fórmula propriamente dita, garante que fizeste a tua pesquisa e que conheces bem as propriedades de cada óleo. Depois, lista nesta secção todos os ingredientes que queres utilizar. Os óleos essenciais ou fragrâncias também devem ser considerados e entram como “Aromas ou essências”.

3. Define a quantidade de cada óleo

Agora, insere na Mendrulandia a quantidade de óleo vegetal (OV) que queres usar na tua fórmula.

Mendrulandia - peso dos óleos vegetais

Para poderes avançar neste ponto, vais ter de conhecer os intervalos de utilização recomendada de cada óleo. Ou seja, não podes fazer um sabão com 100% de óleo de rícino, mas podes fazer um com 100% de azeite!

Quando comprares os ingredientes para fazer sabão caseiro (assumindo que é online) fica atento/a à página do produto e, na descrição, vê qual é a quantidade recomendada pelo vendedor ou fabricante.

Por exemplo, no site onde eu compro os meus OV, fui procurar informação sobre o óleo de abacate (Persea americana / Persea Gratissima). E aqui está:

Com esta informação sei que não devo exceder os 10%. Ou seja, se o peso total da minha solução oleosa for 1000 gramas, sei que só devo usar até 100 gramas de OV de abacate.

4. Define a percentagem de sobreengordurante e a concentração

O sobreengorduramento é a quantidade de gordura não saponificada no sabão e que, por isso, funciona como componente de hidratação. Varia entre os 5% e os 12%.

Já a concentração é a relação hidróxido/água numa fórmula. Ela varia entre os 25% e 50% (nunca pode exceder os 50% porque 1 grama de hidróxido precisa de 1 grama de água para ser dissolvido).

Depois de inserires estas variáveis na Mendrulandia, ajusta a quantidade pretendida (que pode ser a quantidade total de gorduras ou a quantidade total de sabão) e clica em “recalcular”. Vais ver que a quantidade de cada ingrediente vai ser automaticamente reajustada.

5. Atenta nos valores da solução alcalina

Com esta informação, a calculadora de saponificação mendrulandia já vai ser capaz de te dar os valores certos para quantidade de água e de soda cáustica (hidróxido de sódio) que deves usar!

Agora sim, tens a tua fórmula pronta.

6. Analisa a previsão da mistura

A parte boa da Mendrulandia (assim como de outras calculadoras de saponificação) é que podes fazer uma análise rápida à previsão da mistura.

Para além disso, a Mendrulandia tem um interessante sistema de cores. Ele permite-te saber que, se todas as variáveis estiverem assinaladas a cor “verde”, a tua fórmula está bem equilibrada.

previsão da mistura na Mendrulandia

Tens ainda um campo em branco para adicionares as tuas notas de formulação e, quando terminares, não te esqueças de guardar a tua fórmula para futuras consultas.

Mendrulandia app disponível para Android

Pessoalmente, gosto de desenvolver as minhas fórmulas no computador porque, inevitavelmente, faço sempre alguma pesquisa pelo meio. Porém, se preferes usar o telemóvel, a Mendrulandia app também está disponível para Android. É, sem dúvida, uma alternativa mais conveniente.

Por cá, confesso que ainda vai prevalecer o velho método de imprimir a fórmula, e de tirar notas à mão pelo caminho.


Por fim, se achas que este artigo te ajudou, partilha-o com quem possa precisar e subscreve a minha newsletter para receberes mais conteúdo sobre saboaria.

 
Anterior
Anterior

Sabes o que realmente significa “natural” em cosmética?

Próximo
Próximo

Receita simples de sabão caseiro com azeite português